top of page

Julho de 2024

  • Foto do escritor: Agência ProfilePR
    Agência ProfilePR
  • 24 de jun.
  • 3 min de leitura

01

Estratégia e investimento para tirar a economia circular da inércia



O Governo Federal anunciou a criação da Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC), iniciativa que tem como objetivo promover a transição do modelo de produção linear para uma economia circular. O decreto institui o Fórum Nacional de Economia Circular, órgão de governança que ficará responsável pela elaboração do Plano Nacional de Economia Circular, que conterá metas, padrões e indicadores para a aceleração da economia circular no Brasil.  Estabelecer metas e incentivos para o tema é fundamental, uma vez que, segundo pesquisa do Datafolha, 1 em cada 3 brasileiros que têm acesso ao serviço de coleta seletiva não separa seus resíduos recicláveis por preguiça, desconhecimento ou falta de tempo. Para reverter este cenário, Heineken Brasil anunciou uma parceria de R$150 milhões com a Ambipar com objetivo de dar uma destinação correta para as mais de 500 mil toneladas de embalagens de vidro inseridas no mercado todos os anos. 

 

Veja em:


Um Só Planeta:



02

Engajamento estratégico do C-Level como resposta ao backlash ESG



De acordo com a Pesquisa de Líderes de Sustentabilidade 2024, 37% dos especialistas em sustentabilidade na América Latina afirmam que há uma reação contrária à agenda ESG em seu país. Apesar de ser um percentual inferior ao encontrado na América do Norte (83%), os especialistas da América Latina, Europa e América do Norte concordam que esta reação contrária irá desacelerar a transição para a sustentabilidade. Neste contexto, o engajamento do C-Level das organizações ganha ainda maior relevância. Garantir a adesão ao ESG dos membros do conselho e da liderança não é uma missão simples e requer uma abordagem planejada, estratégica e construída sobre uma base de confiança.


Veja em:


GlobeScan:



03

Contornos concretos aos impactos das mudanças do clima


Os efeitos do agravamento do fenômeno El Niño na mudança do clima foram sentidos de forma clara em Junho com o aumento das ocorrências de incêndio no Pantanal, quase sete vezes mais que os 1.298 registrados no mesmo período do ano passado. Este cenário crítico deve se manter ao longo do ano, com implicações claras para os biomas do Pantanal e Amazônia, que entram no 2º semestre sob fantasma da seca. Infelizmente, estes casos tendem a se tornar cada vez mais frequentes e abrangentes. Para ajudar a dar contornos claros às implicações das mudanças do clima, o mapa interativo, The Future Urban Climates, permite explorar como o clima em cada cidade será impactado. Em 2080, São Paulo terá um clima equivalente ao atualmente sentido em Ribas do Pardo (MS), com invernos 4,1°C mais quentes e 40,6% mais úmidos.


Veja em:





04

Longe de cumprir a promessa de desenvolvimento sustentável



Relatório divulgado em Junho pela ONU aponta que o mundo não está cumprindo as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2024 aponta que menos de um quinto das metas (17%) está caminhando na direção correta. Apesar dos notáveis avanços na implantação de energia renovável e o alcance da paridade de acesso à escolaridade entre meninos e meninas, por exemplo, a lacuna de investimento dos ODS nos países em desenvolvimento agora é de US$ 4 trilhões por ano. Este resultado reforça a necessidade de investimento e articulação dos setores privado e público, que precisam agir para acelerar o ritmo.


Veja em:




Para Refletir:


  1. TEDxAmazônia 2024



Neste ano, o TEDxAmazônia 2024 acontece sob o tema "A ancestralidade coletiva”, sendo representado pelo talento da artista Moara Tupinambá!


As forças que movem a nossa alma são: terra, fogo, água e ar. Os povos indígenas e tradicionais, com suas línguas, mitos e rituais, nos lembram que nossa conexão com a Terra e uns com os outros é sagrada. A ancestralidade coletiva vai além das raízes familiares, ela abrange a sabedoria compartilhada, as tradições culturais e os conhecimentos passados de geração em geração dentro de comunidades.


Com raízes no passado e esperança no futuro, o TEDxAmazônia 2024 já tem data para acontecer:


De 29 de novembro a 1º de dezembro de 2024

 Em Manaus - AM




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page