top of page

Abril de 2023

01

Biodiversidade é o novo carbono


Biodiversidade é o novo carbono? O foco no potencial da bioeconomia e a necessidade de transparência em relação aos impactos e medidas de mitigação reforçam a importância da gestão da biodiversidade pelas empresas.


As mudanças climáticas estão no topo das agendas de organizações dos mais diversos setores. A interdependência da biodiversidade e o clima significa que mudanças em qualquer um dos lados podem levar a perdas ou ganhos no outro. Por isso, a biodiversidade tornou-se um objetivo importante por si só. Não à toa, a Conferência de Biodiversidade da ONU (COP 15) tem ganhado cada vez mais relevância no cenário internacional para organizações - sejam elas governamentais ou não - e junto dela, economias alternativas, como a bioeconomia. O Brasil tem uma grande oportunidade aí. A ciência que estuda os sistemas biológicos e recursos naturais aliados à utilização de novas tecnologias com propósitos de criar produtos e serviços mais sustentáveis - a bioeconomia - é considerada uma das principais vertentes para o desenvolvimento sustentável do país, focado principalmente na Amazônia.

Veja em:


02

Responsabilidade pela cadeia


O aumento significativo de casos de denúncia de trabalho análogo ao escravo coloca em evidência o papel das empresas compradoras na identificação, monitoramento e mitigação das práticas de seus fornecedores. Olhar para a cadeia é complexo e extremamente necessário.


Nos últimos meses, foi possível observar um aumento no número de denúncias envolvendo trabalho escravo, desmatamento, degradação ambiental e humanitária. Casos como o dos Indígenas Yanomamis; o trabalho escravo nas vinícolas Salton, Garibaldi e Aurora; a produção de colágeno ligada ao desmatamento pela marca Vital Proteins (propriedade da Nestlé). Ainda houve ensaios de boicote ao festival Lollapalooza. De maneira comum, as empresas envolvidas em casos como esses alegam que os crimes não foram praticados diretamente por elas, mas sim por fornecedores terceirizados, e portanto não tinham conhecimento sobre o ocorrido. Esses episódios deixam claro uma verdade:

está na hora de reafirmar a responsabilidade das empresas em conhecer o que acontece em toda a sua cadeia de fornecimento.

Veja em:



03

Nova Circularidade


O olhar ampliado para o ciclo de vida dos materiais reforça o erro que é limitar a economia circular à reciclagem mecânica. Soluções como adoção de embalagens retornáveis, compostáveis e a reciclagem química demonstram o potencial da economia circular em manter e gerar valor.


No último mês, a Heineken anunciou que passará a vender cervejas em long necks retornáveis no Brasil. A ação visa implementar uma economia circular na cadeia do vidro. Assim como a Heineken, a Nestlé também está buscando implementar o modelo em sua cadeia de produção, e lançará no Brasil uma máquina com tecnologia inovadora que utilizará cápsulas compostáveis. A economia circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Aos poucos, a economia circular vai avançando. A certeza é que precisa andar mais rápido para diminuir a produção de resíduos no planeta.


Veja em:


04

Diversidade Diversa


Acompanhando o aumento da maturidade das empresas em relação à diversidade racial e de gênero, cresce o número de cases relevantes olhando outros recortes, interseccionalidades e pautas de diversidade.


Vozes plurais vão ganhando relevância no mundo corporativo, marcado pela homogeneidade no século 20. Aos poucos, as corporações vão percebendo os benefícios da diversidade e estão em busca do tempo perdido. A pauta não para de ganhar relevância. Saber trabalhar com as diferenças pode significar avançar de maneira mais efetiva. É por esse e por outros motivos que empresas e organizações como a Alpargatas, Heineken e Mercado Livre têm perseguido o aumento de diversidade. Ter um ambiente plural e inclusivo quanto a diversidade de genero, racial, etnica e cultural é gera produtividade e induz a inovação. Veja as principais atualizações deste tema:

Veja em:



Para Refletir:


Estamos passando dos limites…

A Apple lançou recentemente a série Extrapolations, sobre viver em um mundo mais quente. É ficção científica com boa dose de drama para nos transportar a um mundo com muitas mudanças e nostalgia de um passado mais equilibrado. Ao fim de cada episódio, é como acordar de um pesadelo e entender que há espaço para fazer diferente.



…para onde vamos?

Na semana passada, uma série de líderes em diferentes áreas de atuação lançou uma carta para regular o avanço da Intelig6encia Artificial em sistemas como o ChatGPT-4. É fundamental entender o que estamos construindo antes de criar um Frankenstein que pode se virar contra a própria humanidade. Uma coisa é certa, o ChatGPT já mudou tudo.




Commentaires


bottom of page