top of page
faz_sentido_dez_24_01.jpg

01

Feliz ano novo para o mercado de carbono…

O mercado de carbono chega ao final de 2024 com perspectivas positivas para 2025. Os impactos da crise de integridade que atingiu o mercado de carbono voluntário, e levaram à queda livre dos preços dos créditos, parece estar sendo superada por uma combinação de fatores. O aprimoramento das metodologias para a emissão de créditos de carbono florestal, após possíveis brechas nas metodologias anteriores, a maior convergência nos frameworks para definição de metas net zero (incluindo SBTi, ISO e Race to Zero) e o recém-aprovado projeto de lei que cria o mercado regulado de carbono no Brasil, são movimentos que resgatam o otimismo em relação ao mercado de carbono como ferramenta para combater as mudanças climáticas.

 

Capital Reset:

Preço do crédito de carbono segue em queda livre. Até quando? 

Trellis:

Boas notícias: está a surgir uma definição comum para zero líquido

Edie:

'Integridade melhorada': REDD+ recebe selo de aprovação para metodologias reformuladas de compensação de carbono

Uol:

Lula sanciona lei que regulamenta mercado de carbono no Brasil.

02

...e nem um pouco feliz para o combate à poluição plástica

Todos os anos, o mundo produz mais de 400 milhões de toneladas de plástico novo e a produção de plástico pode subir cerca de 70% até 2040 sem mudanças nas políticas.  Apesar da urgência do tema, duas notícias apontam que esta é uma realidade ainda longe de mudar. Os países que negociam o tratado global para redução da poluição causada por plástico não conseguiram chegar a um acordo durante a cúpula do Comitê de Negociação Intergovernamental da ONU, realizado na Coreia do Sul. A quinta reunião do Comitê buscava concluir os termos do acordo, porém, os países continuaram muito distantes quanto ao escopo básico e concordaram apenas em adiar as principais decisões para uma reunião no futuro. A Coca-Cola, um dos maiores geradores de resíduos plásticos no planeta, por sua vez, anunciou que irá atrasar ou abandonar algumas de suas metas ambientais, como a meta de chegar a 50% de materiais recicláveis em suas embalagens em 2030, agora alterado para uma faixa de 35% a 40%, a ser alcançado somente em 2035. 

 

Edie:

Decisão final sobre o Tratado dos Plásticos adiada até 2025 devido ao colapso das negociações

CNN Brasil:

Negociações da ONU sobre tratado de plástico fracassam sem acordo sobre metas

Capital Reset:

Coca-Cola adia metas ambientais e climáticas

faz_sentido_dez_24_03.jpg

03

O teto de vidro da diversidade

Mesmo com a maior atenção ao tema de diversidade, equidade e inclusão nos últimos anos, os vieses ainda permanecem, dificultando a ascensão das mulheres e de pessoas com deficiência. O estudo “Sem atalhos”, realizado pela consultoria Bain & Company, aponta um avanço lento na presença de profissionais do gênero feminino nos cargos de nível executivo (34% em 2024 contra 23% em 2013). A pesquisa ainda aponta que, no geral, pessoas tendem a avaliar melhor o próprio gênero em comparação a outro gênero - e isso acende um alerta quando se fala em oportunidades internas de crescimento para as executivas. O segundo estudo, realizado pela Talento Incluir e iO Diversidade, o Instituto Locomotiva e o Pacto Global da ONU - Rede Brasil, aponta que 80% das pessoas com deficiência (PCDs) ou neurodivergentes se sentem prejudicadas no mercado de trabalho por conta, 90% passaram por situações de capacitismo nas empresas e quase metade (49%) acredita que já deixou de ser promovida por causa da condição que apresentam.

 

Valor Econômico:

Liderança diversa traz melhores resultados

Valor Econômico:

Pessoas com deficiência lidam com preconceitos no trabalho

04

Adiamento da lei anti desmatamento na EU e o desmonte da Moratória da Soja

Depois de meses de especulações, o Parlamento Europeu aprovou o adiamento da aplicação da lei anti desmatamento, que determina que fornecedores de soja, carne bovina, cacau, café, óleo de palma, borracha e madeira para o bloco devem comprovar que seus produtos não vieram de áreas desmatadas após o último dia de 2020. A lei passaria, que passaria a valer no dia 30 de dezembro deste ano, agora será estendida para o fim de 2025 para grandes empresas e para 30 de junho de 2026 para as pequenas e médias.  Já no Brasil, a Moratória da Soja está sob ameaça de parlamentares e produtores do grão, que pressionam para enfraquecer as restrições estabelecidas. No acordo voluntário, assinado em 2006, as companhias comprometem-se a não comprar soja proveniente de áreas desmatadas após julho daquele ano. A Moratória da Soja foi responsável por limitar a entrada de cultivo de áreas desmatadas na cadeia produtiva, desincentivando a invasão de novas terras e a especulação imobiliária na Amazônia.

 

Capital Reset:

Parlamento Europeu adia lei antidesmatamento, mas mexe nas regras e renova incertezas

Um Só Planeta:

Pressão para fim da Moratória da Soja ameaça avanços na luta contra desmatamento na Amazônia; dezenas de organizações saem em defesa do pacto

Para refletir:

TEDxAmazônia: Ancestralidade Coletiva

O TEDxAmazônia é uma conferência independente que segue os padrões de qualidade e diretrizes definidos pelo TED, valoriza ideias que merecem ser compartilhadas, conectando-se com a riqueza regional. A experiência TEDxAmazônia 2024 foi pensada para reverberar a sabedoria que ecoa nessa região, conectando o passado e o presente, o individual e o coletivo. Neste ano, o evento trouxe o conceito da Ancestralidade Coletiva, que enfatiza uma visão cíclica do tempo, valorizando o passado, presente e futuro como um contínuo interligado. O tema foi discutido e refletido por mais de 30 palestrantes, uma plateia presencial de 400 pessoas e 20 apoiadores.

 

Os dias de evento foram uma experiência imersiva que conectou pessoas, ideias e culturas em um ambiente repleto de criatividade, reflexões profundas e colaborações significativas. Em breve, todas as palestras estarão disponíveis para serem assistidas online no canal do Youtube do TEDxAmazônia.

 

E a próxima edição já tem data para acontecer: 6 - 8  de Junho, em Belém, no Pará. 

 

Rede Amazônica:

TEDxAmazônia: 3ª edição aborda ideias transformadoras para o futuro da floresta e do planeta

Exame:

"Além de enfrentar as crises, precisamos reflorestar as mentes e a consciência", diz Sonia Guajajara

Globo Play:

TEDxAmazônia chega ao fim após três dias de debates

A Conspiração Consumista

featuredImage.png

A Conspiração Consumista é um documentário que expõe as táticas ocultas e as estratégias secretas usadas pelas grandes empresas para manter os consumidores presos em um ciclo infinito de compras. Escrito e dirigido pelo indicado ao prêmio Emmy Nic Stacey, o filme revela os truques de manipulação que as marcas mais poderosas do mundo utilizam para criar uma necessidade constante, levando todos a gastar mais do que podem pagar. 

 

O documentário mergulha nas estratégias de marketing das marcas mais influentes, enquanto informantes e denunciantes expõem os métodos de persuasão e controle usados para garantir que os consumidores continuem comprando, sem questionar o preço. Este é o relato ousado e revelador que as grandes corporações não querem que você saiba, uma jornada por um mundo secreto de manipulação e consumismo desenfreado. Saiba mais aqui!

bottom of page