top of page

Janeiro de 2024



01

Biodiversidade, a grande estrela de 2023.


Biodiversidade e clima são interdependentes; mudanças em um podem gerar perdas ou ganhos no outro.


No entanto, a biodiversidade – ou, mais especificamente, a proteção e restauração da natureza – tornou-se um objetivo importante por si só, e entrou de vez na pauta das empresas em 2023. Há uma percepção cada vez mais clara que a biodiversidade é um fator de risco e de oportunidade. O foco no potencial da bioeconomia e a necessidade de transparência em relação aos impactos e medidas de mitigação reforçaram a importância da gestão da biodiversidade pelas empresas.


Veja em:



02

Responsabilidade pela cadeia de suprimentos


A crise humanitária na Terra Indígena Yanomami, acentuada pela presença de garimpos de ouro, e a libertação de trabalhadores em situação de trabalho análogo ao escravo na produção de uvas, trouxeram à tona a corresponsabilidade das empresas por suas cadeias de suprimentos.


A pressão pela adoção de práticas de compras sustentáveis foi puxada tanto pela fiscalização nacional como internacional. Se no Brasil houve um aumento expressivo de libertações de trabalhadores em condições análogas à escravidão, na Europa foi aprovada a lei que proíbe venda de produtos ligados a desmatamento.


Veja em:





03

Diversidade, mas com equidade e inclusão


O prêmio Nobel de Economia de 2023, dado à americana Claudia Goldin por suas pesquisas sobre mulheres no mercado de trabalho…


… e a promulgação da lei de igualdade salarial, sancionada em Julho, jogaram luz sobre a lacuna de remuneração existente entre homens e mulheres. E não foi apenas a pauta de gênero que teve um impulso em 2023. Acompanhando o aumento da maturidade das empresas em relação à diversidade de gênero, cresceu o número de cases relevantes olhando outros recortes, interseccionalidades e pautas de diversidade.


Veja em:



04

Soluções circulares, escaláveis e confiáveis.


O olhar ampliado para o ciclo de vida dos materiais reforça o erro que é limitar a economia circular à reciclagem.


Extensão do tempo de vida útil dos produtos e a adoção de embalagens renováveis, retornáveis e compostáveis demonstram o potencial da economia circular em manter e gerar valor. Ao mesmo tempo em que novas soluções são lançadas (e outras são questionadas), é fundamental que as empresas avancem no comprimento de suas metas de resíduos, em especial plástico.


Veja em:





05

Mudanças climáticas


Mais um ano se passou e novamente as mudanças climáticas estiveram no centro da discussão globais.


Acentuado pelo fenômeno El Nino, a Terra enfrentou o dia mais quente já registrado por três dias seguidos em Julho de 2023. Apesar do aumento expressivo de eventos extremos, não foi apenas a temperatura que subiu. O aumento da pressão sobre os combustíveis fósseis e a transição para uma economia de baixo carbono também elevaram, ao mesmo tempo, tanto o número de empresas que adotam metas climáticas baseadas na ciência como a participação de lobistas do setor de combustíveis fósseis na COP 28. No Brasil, destaque positivo para a redução das emissões de carbono, puxadas pela redução do desmatamento, e para a aprovação do projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no país.


Veja em:



06

A falta de consistência continua ameaçando o avanço da agenda ESG.


Atenta a necessidade de colocar uma lupa sobre as práticas ESG corporativas, a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), iniciou uma investigação em fundos de investimento para avaliar fundos denominados como sustentáveis. 


No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou em Outubro a Resolução que orienta a divulgação de relatório de informações de sustentabilidade com base no padrão internacional (IFRS S1 e S2), emitido pelo Conselho Internacional de Normas de Sustentabilidade (ISSB, em inglês). E não são apenas os investidores que estão desconfiados. Os esforços da União Europeia para regular comunicações ESG enganosas (greenwashing) são uma resposta à falta de métricas e exageros na divulgação de dados. Se no passado isto passava despercebido, hoje consumidores, sociedade e governos estão atentos.


Veja em:



Para Refletir:


‘O Território’


Em O Território, documentário dirigido por Alex Pritz e produzido pela National Geographic, o povo indígena Uru-eu-wau-wau viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros. Embora prometida a autonomia sobre seu território de floresta tropical, eles enfrentaram incursões ilegais de extração de madeira e mineração ambientalmente destrutiva e invasões de grilagem de terras. O Território se baseia em imagens verídicas capturadas ao longo de três anos, enquanto a comunidade arrisca sua vida para montar sua própria equipe de mídia na esperança de buscar justiça. 


O documentário está disponível no Disney+.



O Espírito da Floresta


O xamã e líder indígena Davi Kopenawa, junto ao antropólogo francês Bruce Albert lançaram o livro ‘O Espírito da Floresta’, num reedição da parceria de "A Queda do Céu", um livro que traz a perspectiva indígena em primeira pessoa do ponto de vista etnográfico/antropológico. Agora, a nova publicação  reúne uma vasta trama de reflexões e diálogos que, a partir do saber dos Yanomami, apresenta, sob diversas perspectivas, as imagens e os sons da floresta, a complexidade de sua biodiversidade e as implicações trágicas de sua destruição. Leitura bem-vinda em um momento de resgate de culturas ancestrais. 



Vida Saudável e Sustentável: Um estudo global de percepções do consumidor


A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023: Um estudo global de percepções do consumidor, traz perspectivas muito relevantes da relação dos consumidores com o tema da sustentabilidade. Realizado pelo Instituto Akatu e Globe Scan, o estudo tem o objetivo de prover insights atitudinais dos consumidores servindo como direcionamentos para as empresas moldarem suas estratégias e atuarem mais efetivamente como impulsionadoras da adoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis. 


Confira a pesquisa completa aqui!

Posts recentes

Ver tudo

Dezembro de 2023

01. Cooperação pela conservação florestal 02. Brasil reduz emissões de carbono em 2022, mas empresas de combustíveis fósseis pressionam...

Comments


bottom of page