
01
Biodiversidade, a grande estrela de 2023.
Biodiversidade e clima são interdependentes; mudanças em um podem gerar perdas ou ganhos no outro.
No entanto, a biodiversidade – ou, mais especificamente, a proteção e restauração da natureza – tornou-se um objetivo importante por si só, e entrou de vez na pauta das empresas em 2023. Há uma percepção cada vez mais clara que a biodiversidade é um fator de risco e de oportunidade. O foco no potencial da bioeconomia e a necessidade de transparência em relação aos impactos e medidas de mitigação reforçaram a importância da gestão da biodiversidade pelas empresas.
Veja em:
02
Responsabilidade pela cadeia de suprimentos
A crise humanitária na Terra Indígena Yanomami, acentuada pela presença de garimpos de ouro, e a libertação de trabalhadores em situação de trabalho análogo ao escravo na produção de uvas, trouxeram à tona a corresponsabilidade das empresas por suas cadeias de suprimentos.
A pressão pela adoção de práticas de compras sustentáveis foi puxada tanto pela fiscalização nacional como internacional. Se no Brasil houve um aumento expressivo de libertações de trabalhadores em condições análogas à escravidão, na Europa foi aprovada a lei que proíbe venda de produtos ligados a desmatamento.
Veja em:
Agência Brasil: Brasil resgatou 3,1 mil trabalhadores escravizados em 2023

03
Diversidade, mas com equidade e inclusão
O prêmio Nobel de Economia de 2023, dado à americana Claudia Goldin por suas pesquisas sobre mulheres no mercado de trabalho…
… e a promulgação da lei de igualdade salarial, sancionada em Julho, jogaram luz sobre a lacuna de remuneração existente entre homens e mulheres. E não foi apenas a pauta de gênero que teve um impulso em 2023. Acompanhando o aumento da maturidade das empresas em relação à diversidade de gênero, cresceu o número de cases relevantes olhando outros recortes, interseccionalidades e pautas de diversidade.
Veja em:
Exame: Visibilidade Trans: conheça iniciativas de empresas para a contratação e retenção de pessoas trans
Valor: Empresas oferecem tratamentos de fertilização e redesignação de gênero para atrair e reter talento
04
Soluções circulares, escaláveis e confiáveis.
O olhar ampliado para o ciclo de vida dos materiais reforça o erro que é limitar a economia circular à reciclagem.
Extensão do tempo de vida útil dos produtos e a adoção de embalagens renováveis, retornáveis e compostáveis demonstram o potencial da economia circular em manter e gerar valor. Ao mesmo tempo em que novas soluções são lançadas (e outras são questionadas), é fundamental que as empresas avancem no comprimento de suas metas de resíduos, em especial plástico.
Veja em:
Um Só Planeta: Produtos feitos de falso plástico biodegradável são vendidos em supermercados do país

05
Mudanças climáticas
Mais um ano se passou e novamente as mudanças climáticas estiveram no centro da discussão globais.
Acentuado pelo fenômeno El Nino, a Terra enfrentou o dia mais quente já registrado por três dias seguidos em Julho de 2023. Apesar do aumento expressivo de eventos extremos, não foi apenas a temperatura que subiu. O aumento da pressão sobre os combustíveis fósseis e a transição para uma economia de baixo carbono também elevaram, ao mesmo tempo, tanto o número de empresas que adotam metas climáticas baseadas na ciência como a participação de lobistas do setor de combustíveis fósseis na COP 28. No Brasil, destaque positivo para a redução das emissões de carbono, puxadas pela redução do desmatamento, e para a aprovação do projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no país.
Veja em:
Um Só Planeta: Número de empresas que adotam metas climáticas baseadas na ciência, as SBTi, quase dobrou em 2022
Capital Reset: Amazônia: Sumiço dos rios paralisa a economia da floresta
06
A falta de consistência continua ameaçando o avanço da agenda ESG.
Atenta a necessidade de colocar uma lupa sobre as práticas ESG corporativas, a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), iniciou uma investigação em fundos de investimento para avaliar fundos denominados como sustentáveis.
No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou em Outubro a Resolução que orienta a divulgação de relatório de informações de sustentabilidade com base no padrão internacional (IFRS S1 e S2), emitido pelo Conselho Internacional de Normas de Sustentabilidade (ISSB, em inglês). E não são apenas os investidores que estão desconfiados. Os esforços da União Europeia para regular comunicações ESG enganosas (greenwashing) são uma resposta à falta de métricas e exageros na divulgação de dados. Se no passado isto passava despercebido, hoje consumidores, sociedade e governos estão atentos.
Veja em:
Mercado Consumo: Seis em cada dez consumidores estão insatisfeitos com os esforços de ESG das marcas
Valor: CVM divulga orientações para adesão voluntária de empresas ao padrão global de sustentabilidade
Para Refletir:

‘O Território’
Em O Território, documentário dirigido por Alex Pritz e produzido pela National Geographic, o povo indígena Uru-eu-wau-wau viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros. Embora prometida a autonomia sobre seu território de floresta tropical, eles enfrentaram incursões ilegais de extração de madeira e mineração ambientalmente destrutiva e invasões de grilagem de terras. O Território se baseia em imagens verídicas capturadas ao longo de três anos, enquanto a comunidade arrisca sua vida para montar sua própria equipe de mídia na esperança de buscar justiça.
O documentário está disponível no Disney+.

O Espírito da Floresta
O xamã e líder indígena Davi Kopenawa, junto ao antropólogo francês Bruce Albert lançaram o livro ‘O Espírito da Floresta’, num reedição da parceria de "A Queda do Céu", um livro que traz a perspectiva indígena em primeira pessoa do ponto de vista etnográfico/antropológico. Agora, a nova publicação reúne uma vasta trama de reflexões e diálogos que, a partir do saber dos Yanomami, apresenta, sob diversas perspectivas, as imagens e os sons da floresta, a complexidade de sua biodiversidade e as implicações trágicas de sua destruição. Leitura bem-vinda em um momento de resgate de culturas ancestrais.

Vida Saudável e Sustentável: Um estudo global de percepções do consumidor
A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023: Um estudo global de percepções do consumidor, traz perspectivas muito relevantes da relação dos consumidores com o tema da sustentabilidade. Realizado pelo Instituto Akatu e Globe Scan, o estudo tem o objetivo de prover insights atitudinais dos consumidores servindo como direcionamentos para as empresas moldarem suas estratégias e atuarem mais efetivamente como impulsionadoras da adoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.
Confira a pesquisa completa aqui!
Comments