top of page

Junho de 2023

01

Medindo e combatendo a poluição plástica


Percebido por muitos como o inimigo número 1 do meio ambiente, a poluição plástica ganhou ainda mais visibilidade neste último mês.


Enquanto as discussões para construção do Tratado Internacional de Controle da Poluição Plástica avançaram em meio à divergências dos países, o CDP (Carbon Disclosure Project) anunciou a criação de um novo módulo para que as empresas possam reportar e avaliar suas práticas de gestão do plástico. Atentas a este movimento, a Natura, Mars, P&G e outras empresas anunciaram novos investimentos para eliminar plásticos de uso único e para promover a circularidade do setor.



Veja em:



02

Belém no centro do planeta


A capital do Estado do Pará, Belém, foi confirmada como cidade sede da COP 30, a cúpula do clima da ONU, que ocorrerá em novembro de 2025.


A Conferência do Clima da ONU é o maior evento do mundo dentro dessa temática. Além de serem o fórum para discussão das medidas para enfrentamento das mudanças climáticas, as COPs costumam ser palco para a realização de anúncios e a divulgação de iniciativas pelas empresas. Com o anúncio, Belém corre contra o tempo para preparar a logística do evento, negociando com redes hoteleiras, aeroportos e operadores de cruzeiros.


Veja em:




03

ESG Antirracista


O ‘S’ da agenda ESG carrega o enfrentamento de desigualdades, como racismo, e por isso não é mais permitido às empresas ficarem em cima do muro.


A sociedade espera que as empresas se posicionem contra coisas que não são admitidas. Os casos de racismo sofridos por Vinícius Junior, jogador brasileiros que atua pela Liga Espanhola, reforçam a responsabilidade das marcas pelos eventos, torneios e times que patrocinam. Após as centenas de protestos, as marcas patrocinadoras do campeonato Espanhol também foram questionadas.


Veja em:


04

ESG atraindo e retendo talentos


Jovens do Reino Unido afirmaram que não colocarão sua educação e força de trabalho a serviços de empresas que “destroem o planeta” e irão recusar eventuais propostas de trabalho, promovendo um “boicote de carreiras”.



Pesquisa recente, feita pela Korn Ferry, aponta que mais de 60% dos millennials afirmam que se sentiriam mais inspirados em uma empresa com uma boa política ESG, assim como considerariam mudanças de carreira para assumir uma função focada em sustentabilidade. No Reino Unido, estudantes e recém formados se mobilizaram para anunciar que estão de olho nas empresas que não adotam políticas favoráveis ​​ao clima e vão promover um “boicote de carreiras” às seguradoras que apoiarem projetos controversos de combustíveis fósseis.


Veja em:



Para Refletir:




12° Mostra Ecofalante de Cinema 2023


A Mostra Ecofalante é o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado à temática socioambiental, que apresenta produções de 39 países. Questões relacionadas aos povos indígenas e ao racismo estão em destaque no evento deste ano, que acontece em São Paulo de 1 a 14 de junho, com entrada gratuita.





Mulheres na Conservação


O documentário da jornalista Paulina Chamorro, ‘Mulheres na Conservação’, lança um olhar delicado e sensível sobre a vida e o trabalho de sete heroínas da luta ambiental. O documentário faz um recorte desse universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre Conservação e Meio Ambiente no Brasil.

댓글


bottom of page